Fale Conosco

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A MÃO QUE TEM AS CICATRIZES

"Se a vida levou os castelos,
Que em sonhos você construiu,
Não dê por vencido seu planos,
Entregue seus planos a Deus"

"Deus sabe o que vai dentro d'alma,Deus ouve a oração suplicante,Deus vê sua angústia e o acalma,Deus faz de você um gigante.Deus sabe o que vai dentro d'alma,Deus ouve a oração suplicante,Deus vê sua angústia e o acalma;Deus sabe, Deus ouve, Deus vê."


A MÃO QUE TEM AS CICATRIZES

“Lembre-se de que a mão que segura a sua é a mão que tem cicatrizes. Ele já esteve na no Calvário. E bebeu o amargo cálice da maior dor humana. Ele foi afligido conosco!” Pr. D. Nelson (Graça Ilimitada, 102)

A HISTÓRIA SE REPETE
Em janeiro de 2006 – Meus amados pais, meu estimado irmão e minha linda filha Isabella sofreram um acidente de carro, que quase lhes custou a vida;

Em dezembro de 2007 – O irmão Laécio Guto*, diácono chefe e cristão fiel, sofreu um sério acidente automobilístico enquanto se dirigia para o culto de passagem de ano na igreja;

Em julho de 2008 – minha esposa perdeu seu pai querido em um acidente numa estrada;

Em janeiro de 2009 – sua valorosa mãe, que havia lutado contra um câncer, faleceu também;

No ano de 2010 – Também vítima de câncer, morreu a irmã Consuelo*, que serviu a Deus e a sua família durante muitos anos de sua vida;

Só nos dois primeiros meses de 2011 – O irmão Jonas Erick* e o jovem Ricardo*, foram vítimas de acidentes automobilísticos e estão internados, já os irmãos Tamile Canuto, 12, Paulo Laerte Nascimento, 46 e Celso Leitão, morreram em Itabuna, no dia 13 de fevereiro, enquanto se dirigiam para uma programação da igreja. E o teologando do segundo ano, Edgleidson, meu colega de turma, foi diagnosticado de Dengue Hemorrágica, e está na UTI.

A PERGUNTA INQUIETANTE
Então, onde está Deus no meio de tudo isso? Como fica a Sua promessa registrada no Salmo 121:1-3;7: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda... O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.”

Guardará a minha vida, a sua vida? De todo o mal? Ele guardará? Então o que aconteceu de errado em todas as histórias que acabamos de contar? Deus cochilou? Não! Seria até irracional pensar assim, uma vez que conhecemos o caráter e a essência de Deus. Então porque tudo isso?
A VIDA É DIFÍCIL!
E não é fácil enxergar a linda face de Deus em um mundo tão contaminado pelo vírus do mal. Mas vale lembrar que a resposta de Deus ao mal foi assumir voluntariamente a culpa e a responsabilidade pelo sofrimento humano. Mesmo que durante muito tempo, e ainda hoje, a humanidade não entenda o assunto. É na cruz de Cristo e nas cenas de Seu sofrimento que encontramos o “melhor de Deus e o pior do homem”.

ELE ESTAVA LÁ
As pessoas dizem que o Deus do Antigo Testamento é diferente do Deus do Novo. Esta é uma mentira que não tem base teológica. Na verdade, em meio à dureza de coração do povo de Israel, podemos encontrar os lampejos da Graça de Deus. E especialmente no livro de Isaías 63:9 encontramos um texto, dentre os vários, que revela o que estou afirmando:

“Em toda a angústia deles, foi Ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, Ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade.”
Se você notar o contexto desse verso, descobrirá que aqui Isaías está recapitulando a história do Antigo Testamento e uma parte da saga que o sofrido povo de Deus já suportou. E através deste verso o profeta nos passa a seguinte mensagem:

Quando eles se angustiaram, Deus Se angustiou; quanto eles sofreram, Deus sofreu; quando choraram, Deus chorou; quando foram afligidos, Deus foi afligido!

Que mistério é esse? Como pode Deus sentir o que ocorre conosco?

Você já prendeu o dedo de um filho na porta do carro? Eu já. Lembro-me perfeitamente o que ocorreu. Estávamos saindo para um evento e assim que eu fechei a porta pude sentir minha filha chorando e levando sua mãozinha a boca; Em questão de segundos, quando vi o que tinha acontecido e enquanto eu a abraçava e beijava seu dedinho, era come seu pudesse sentir aquela dor também. É verdade. Senti a dor, embora o sofrimento fosse dela. E as lágrimas dela encheram meus olhos.

Verdadeiramente, na sua aflição fui eu afligido. Não sei explicar como, mas só sei que funciona. É um mistério. Mistério da paternidade.

É o mistério de Deus, transcendente em Seu poder, mas sempre presente comigo na minha dor.
No livro O Desejado de Todas as Nações, Ellen White, declara:

“Nenhum suspiro se desprende, nenhuma dor é sentida, desgosto algum magoa a alma, sem que sua vibração se faça sentir no coração do Pai.”
Em outras palavras, em todas as nossas angústias, é Ele angustiado.

POR QUE CONTINUA?
Talvez você esteja se perguntando: Então, por que Deus não acaba logo com isso tudo? Por que Ele não impediu os acidentes? Por que Ele não curou os que estavam com câncer? Por que não acaba de uma vez por todas com os problemas?

Parte da resposta pode ser achada na história de Jó. Eu sei que é uma história bem conhecida. Apenas para relembrar: Um dia, Deus convoca um concílio no Céu, e lá estava o príncipe deste mundo, pelo menos ele se intitula assim, e Deus lhe pergunta: “Você tem visto meu amigo Jó? Que amigo ele é? Não existe ninguém mais leal a Mim do que Jó!”

Satanás retruca: “Vossa majestade tem razão. Claro que ele é leal. Mas permita-me dizer porque ele é leal. É porque Vossa majestade o subornou com Suas bênçãos. Mas garanto que se aquela cerca for de proteção for posta abaixo, Jó será o primeiro a amaldiçoá-Lo na cara. Ele pode ser amigo, mas na melhor das hipóteses é um amigo nos dias calmos.”

E agora? O desafio fora lançado. Deus permite que Satanás toque em tudo que tinha importância para o patriarca, menos em sua vida. Satanás avança contra o fiel Jó com toda sua fúria e lhe tira tudo, propriedades, filhos, a saúde, mas Jó não se volta contra Deus, ali no pó e limpando suas feridas cheias de pus ele permanece um amigo leal. Diz o registro: “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” Jó 1:22

Que cena cruel! Que luta ferrenha pelo nossa fidelidade! Que desafio ousado fez do caráter e da justiça divina.

Hoje, sua acusação continua: “Retire Suas bênçãos, e todos virão para mim”, diz Satanás. E, triste é dizer, em grande medida ele tem razão – a maior parte do mundo vai atrás de Satanás.

O que está em jogo é a questão da liberdade humana e do amor divino. Ama Deus Seus filhos o suficiente para permitir que tenham a liberdade de fazer as suas próprias escolhas? A liberdade só será autêntica se puder ser mal usada e o amor só é amor se puder ser recusado.

Satanás, Adão e Eva receberam a liberdade de escolha. E foram as escolhas deles, e os bilhões de escolhas feitas por seres humanos desde então, que criaram o viveiro do mal e o leito da enfermidade da miséria humana que vemos hoje em nosso planeta. Somos todos vitimas dessas escolhas.

A realidade do sofrimento humano faz-nos lembrar continuamente do velho hino que diz: “Meu mundo não é aqui, o céu é o lugar onde vou morar, pois ali estará a paz.”

Precisamos nos lembrar das palavras de Cristo, que nos advertiu quem está por trás das tragédias que ocorrem – Simplesmente Lúcifer. Jesus sempre esteve certo: “Um inimigo fez isso” (Mateus 13:28)

DEUS CHORA CONOSCO
Um professor de universidade foi atingido por uma tragédia horrível, inexplicável. Seu filho foi morto num acidente na quadra de esportes da escola. O pobre e pesaroso pai e sua família lutavam para conviver com aquela imensa perda. As pessoas freqüentemente se perguntam o que devem dizer em face da tragédia de alguém. Mas aquele pai se recorda do gesto mais confortador que alguém fez em seu favor durante aquele período de dor intensa e de perda.
Certa tarde, quando estava em seu escritório na universidade, um colega seu, também professor, foi visitá-lo. Não proferiu uma única palavra. Apenas sentou-se naquele escritório do seu amigo. E começou a chorar. Chorou e chorou. Depois sem dizer uma palavra, levantou-se e saiu. Aquele contristado pai testificou mais tarde que o fato de seu amigo ter estado lá, simplesmente partilhado a dor e as lágrimas por algum tempo, significou mais para ele do que aquilo que quaisquer palavras pudessem ter dito.

Em sua hora de sofrimento, algumas vezes Deus pode não lhe dizer nada, a não ser: "Estou chorando com você."

Em todas as nossas angústias, Ele foi angustiado! Ele nos segura a mão. E chora. Mas quero que você se lembre de que a mão que segura a sua é a mão que tem cicatrizes. Ele já esteve na no Calvário. E bebeu o amargo cálice da maior dor humana. Ele foi afligido conosco!

Ele foi ao Calvário para que por toda a eternidade soubéssemos: Lá está Alguém que compreende.
"Todo o Céu sofreu com a agonia de Cristo; mas esse sofrimento não começou nem terminou com Sua manifestação em humanidade. A cruz é uma revelação, aos nossos sentidos embotados, da dor que o pecado, desde o seu início, acarretou ao coração de Deus." EGW, Educação, 263.

Você vê, existe outro sofredor no Universo. Seu nome é Deus. Em todas as nossas aflições Ele também foi afligido. Porque Ele já enfrentou tudo, aqui. E por isso a palavra final a respeito do sofrimento máximo é que, em última análise, intimamente, Deus está conosco.

E terá a última palavra, quando Ele enxugar dos nossos olhos "toda a lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". Apocalipse 21:4

LEMBRE-SE:

"Nenhum suspiro se desprende, nenhuma dor é sentida, desgosto algum magoa a alma, sem que sua vibração se faça sentir no coração do Pai." EGW, O Desejado de Todas as Nações, 356.
Em meio as nossas angustia precisamos falar e viver o que disse o integro Jó:

“Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.” Jó 19:25

* Os nomes foram trocados para preservar a identidade dos irmãos.
**Esta mensagem é uma adaptação do livro Graça Ilimitada, do Pr. Dwight Nelson (capítulo 8 – Por que Deus não Pode Dormir à Noite – pgs. 92-103)

Nenhum comentário:

Postar um comentário