Fale Conosco

sábado, 12 de fevereiro de 2011

AINDA É LONGE CANAÃ?

(Sermão escrito e apresentado por Wesley Avelar no dia 12 de fevereiro de 2011, nas igrejas de Conceição da Feira e Governador Mangabeira - BA)

AINDA É LONGE CANAÃ?
“O caminho é longo e mau os nossos pés feridos estão
Ainda é longe Canaã, ainda longe Canaã?
Na jornada anelando mais e mais sua proteção
Estará ainda longe Canaã?”

“Estamos fracos tão cansados
Já viajamos por valados por deserto abrasador
Estamos fracos tão cansados
Estará ainda longe Canaã?”

Imagine alguns detalhes deste episódio:

1) As 10 pragas: manifestação do poder do Deus libertador frente a um rei de coração duro;

2) A travessia por entre o mar Vermelho e a morte dos opressores do povo;

3) A provisão miraculosa de água e pão: Alguns comentaristas acreditam que mais de 1 milhão de pessoas saíram do Egito!

4) E é claro, a grandiosa manifestação divina através da Nuvem e da Coluna de fogo.

Tudo isto, e muito mais, revelam-nos que a caminhada era realizada sob a supervisão de Deus. Eles não estavam sós!

Aqui é importante lembrar: Eles estavam a caminho de casa – Canaã, a terra “do leite e do mel”.

É engraçado, apesar da proteção divina e das bênçãos que lhes eram derramadas eles sabiam muito bem que o deserto não era o lar prometido. O melhor estava por vir!

Hoje não é diferente. Pense um pouco comigo, como é bom:

1) Existir 2) Estudar 3) Trabalhar

4) Namorar 5) Casar 6) Ter filhos

7) Comer 8) Dormir 9) Se divertir

10) A lista é bem grande...

Recentemente visitei a linda cidade de Salvador! E conheci alguns pontos da cidade que eu só tinha visto em filmes ou propagandas. Praias exóticas, com uma água tão límpida e convidativa (pena que eu não sei nadar!) que em certos momentos eu desejei muito viver somente aquela vida! Quando olho para a minha vida, consigo ver quantas bênçãos recebi das mãos de Deus: uma família maravilhosa, amigos importantes, irmãos valorosos, recursos necessários para realizar alguns sonhos.

Mas sabe de uma coisa: Este mundo (por mais incrível que seja) não é o nosso lar! Era para ser, mas desde a entrada do pecado, não é.

Deus tem uma proposta: “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” (Isaías 65:17) Em outras palavras, Ele nos apresenta a nova Canaã, ou se preferir Canaã Celestial ou ainda a nova Jerusalém!

Nossa jornada está chegando ao fim, mas ainda precisamos caminhar! Por mais que seja saudável, caminhar, neste sentido, não é fácil.

O povo de Israel tem nos ensinado grandes lições: Do que fazer e do que não fazer.

Começando pelo que não fazer, destaco:

1) Murmurar (reclamar): “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.” (I Cor. 10:10)

2) Desobedecer: “Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.” Tito 3:3

3) Duvidar: “ ... pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.” (Tiago 1:6ú.p.)

Poderíamos citar outras atitudes, mas para o momento estas já nos encerram grandes lições. Agora passemos para o que podemos e devemos copiar dos nossos antepassados:

1) Perseverar: "Certamente, os varões que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, porquanto não perseveraram em seguir-me, exceto Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, e Josué, filho de Num, porque perseveraram em seguir ao SENHOR.” Números 32:12

2) Temer a Deus: “Tão-somente, pois, temei ao SENHOR e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez.” I Samuel 12:24

3) Respeitar as autoridades constituídas: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.” Romanos 13:1

Aqui poderíamos acrescentar: fazer tudo conforme a vontade de Deus, manter uma atitude de gratidão e crer que temos um Deus zeloso e amável.

Sabe, eu tenho me sentido muito bem aqui na Bahia. Amo as pessoas e me sinto amado. Como sempre digo: me sinto entre parentes, mas no fundo sei que este não é o meu lar. Meus familiares, velhos amigos e irmãos ficaram em Brasília, e vira e mexe, sinto saudades! (Apesar de entender que em minha opção de vida o meu lar será sempre onde Deus me colocar). Sendo um pouco mais direto: por mais que este mundo ainda seja recheado de coisas, pessoas e lugares espetaculares, o certo é que Deus tem um novo lar para nós!

No livro Conselhos Sobre Regime Alimentar (página 328) lemos as seguintes palavras inspiradas da escritora norte-americana Ellen White: “Tendes uma coroa a conquistar, um céu a ganhar, um inferno a evitar”

Reforçando esta idéia a cantora sacra Alessandra Samadello, de maneira melodiosa, canta: “Meu mundo não é aqui, meu mundo não é aqui, o céu é o lugar onde vou morar, pois ali estará a Paz”.

Finalizo estas considerações apelando ao seu coração. Implorando que você não se iluda achando que aqui é a nossa morada.

A sua decisão de ontem foi importante (e tem o seu valor), a de amanhã ainda não existe (então não podemos contar com ela), mas é a de hoje que realmente conta. Deus tem um presente maravilhoso para você em um futuro não muito distante! Mas hoje, e tem que ser hoje: Eu e você precisamos decidir se nós iremos aceitá-lo ou não!

Sei que muitos aqui estão se perguntando: “Ainda é longe Canaã?”; Sei que muitos estão fracos e cansados, e calejados por tantas lutas, e é por isso que quero estender a você a oportunidade de expressar seu desejo de continuar a jornada rumo a Canaã Celestial, cantando o hino: Mansão Sobre o Monte (501).

“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão... Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo... Perto está o Senhor” (Filipenses 3:13,20 e 4:5)




Nenhum comentário:

Postar um comentário